-
Arquitetos: Localworks
- Área: 1146 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Will Boase Photography
-
Fabricantes: Hafele, Reine Leinoelfarben
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola é uma iniciativa privada recém-fundada visando criar um jardim de infância e uma escola primária exemplares, que oferecem uma educação prática e inspiradora para as crianças sob seus cuidados. A edificação está localizada perto de Sentema, uma vila a cerca de 20 km a oeste de Kampala. A inspiração para o projeto foi criar uma "casa grande" para as crianças, que funcionasse como um ambiente educacional favorável e confortável. A ambição arquitetônica não é um requisito do programa, ela tem a função de inspirar tanto professores quanto alunos a habitarem espaços de maneiras múltiplas e criativas, a (literalmente) pensarem fora da caixa, e a tratarem a escola inteira, não apenas a sala de aula, como um ambiente de aprendizado maior.
Na Mustardseed, não existem duas salas de aula iguais e nenhuma delas tem o formato de um retângulo. Os espaços têm forma orgânica e são caracterizados por uma materialidade natural e aconchegante, acentuada por cores divertidas e inspiradoras. As paredes externas espessas de terra, onduladas, param a curta distância do teto permitindo o fluxo de ar fresco para esfriar os ambientes. A luz direta do sol é filtrada através do telhado em áreas selecionadas, preenchendo o espaço com níveis confortáveis de luz natural. Ao longo das vias de circulação, as persianas coloridas fecham aberturas relativamente pequenas e quadradas. Cada sala de aula tem uma área de aprendizagem ao ar livre, sombreada por árvores, que pode ser acessada por meio de uma série de portas duplas. Em toda a escola, os móveis foram cuidadosamente projetados e integrados ao programa: isso inclui bancos e prateleiras embutidos, nichos, grandes quadros negros e mesas e cadeiras leves, porém resistentes.
O projeto de paisagismo e arquitetônico estão em completa harmonia entre si. As formas fluidas dos espaços internos de ensino ressoam no paisagismo em linhas fluidas que buscam alimentar a curiosidade no ensino das crianças. Uma abordagem holística do ensino é fundamental para o conceito geral de Mustardseed, o que significa que aprender com e na natureza é de suma importância. Este objetivo é levado a sério no projeto ao criar literalmente um espaço para a natureza. Outra ambição é melhorar a biodiversidade, apesar da construção, e (re) criar florestas indígenas, garantindo que as atividades humanas na terra sejam sustentáveis, práticas e enriqueçam o meio ambiente em geral. Essas metas estão sendo alcançadas por meio da agricultura de conservação, regeneração do solo e plantações florestais indígenas sustentáveis.
Todos os materiais de construção são de origem local e foram cuidadosamente selecionados para refletir a ambição de Mustardseed de ser holisticamente "verde". As fundações são feitas sem qualquer concreto, em vez disso, foram construídas com blocos de arenito compactados de uma pedreira a menos de 2 km de distância. A laje estrutural funciona como um acabamento do piso, aterrada para expor o agregado de pedra natural. As paredes são feitas com terra não estabilizada, colhidas no local e formadas com tecnologia de saco de terra. Essas paredes são finalizadas com ardósias de arenito locais em níveis inferiores e reboco de terra calcária sem pintura. A estrutura do telhado é construída utilizando eucaliptos cortados e costurados no local para criar espaço para o campo de futebol.
Acabamentos naturais completam todos os edifícios: as paredes são revestidas de ardósia de arenito local ou reboco de cal não pintado, o telhado é finalizado com uma camada de sobras de eucalipto, e tapetes feitos localmente são montados na parte inferior da cobertura, suavizando o ambiente interno.
A Escola Mustardseed é o primeiro projeto completo, desde o projeto arquitetônico à construção, da Localworks.